Esse é um dos resultados da missão internacional do governador à China para atrair novos investimentos ao estado.
O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quinta-feira (11), em Xangai, na China, um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa TBEA Group para desenvolver projetos estratégicos voltados à produção de hidrogênio verde e à implantação de usinas fotovoltaicas no estado. O encontro faz parte da missão internacional do governador aos país asiático para atrair novos investimentos ao Piauí.
O acordo prevê que a TBEA apresentará, no prazo de 30 dias, um plano de trabalho preliminar que contemple propostas de fornecimento de equipamentos, soluções tecnológicas e oportunidades de cooperação para implantação de projetos no estado.

O memorando prevê ainda o fortalecimento de parcerias acadêmicas e tecnológicas, além da busca por soluções que contribuam para a redução das emissões de CO₂ e o incentivo ao uso de energia limpa, alinhando o Piauí às metas globais de sustentabilidade.
Segundo Rafael Fonteles, a missão reforça a estratégia de internacionalização do estado. “Hoje tivemos mais reuniões importantes, entre elas discutimos a ampliação da cooperação em projetos de energia renovável. Estamos apresentando o Piauí como um destino seguro para investimentos em energia limpa e infraestrutura, com potencial único para atrair grandes empresas e gerar empregos”, frisa o governador.

>> Confira aqui mais fotos da reunião com a empresa chinesa TBEA Group <<
Ainda em Xangai, o governador teve encontros com as empresas de energia renovável SPIC e Envision Energy, além do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
SPIC Energia
Com a SPIC, foi discutida a ampliação dos investimentos da empresa no Piauí, onde atua desde 2024 no Complexo Solar Marangatu, no município de Brasileira, com 446 MWp de potência instalada.
A SPIC, originária da China, é uma das cinco maiores geradoras de energia do mundo, sendo a maior produtora global de energia solar, com 246 GW de capacidade instalada, presença em 47 países e cerca de 130 mil colaboradores.

>> Confira aqui mais fotos da reunião com a empresa chinesa SPIC Energia <<
Envision Energy
Ainda sobre o tema, Rafael se reuniu com diretores da Envision Energy, empresa global voltada à tecnologia verde, que fornece turbinas eólicas, software de gestão energética e promove ecossistemas integrados de energia limpa. O governador apresentou os benefícios da infraestrutura e o potencial renovável do Piauí para que a empresa possa investir em combustível sustentável de aviação, hidrogênio verde, aerogeradores ou parques industriais com baixa ou nenhuma emissão de carbono.

No Brasil, a Envision anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para a produção de combustível sustentável de aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) proveniente da cana-de-açúcar, com o objetivo de consolidar o país como um centro global de “petróleo verde”. O objetivo de Rafael Fonteles é justamente convencer a empresa a estender seus investimentos ao Piauí.

Fonte: Governo do Piauí