O Governo do Piauí recebeu, nesta quarta-feira (2), cerca de 200 participantes da terceira edição do Nordeste On (NEON) — maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste — para uma imersão nas políticas públicas e soluções digitais que estão transformando a gestão pública e os serviços ao cidadão no estado. As visitas técnicas ocorreram no Espaço da Cidadania Digital e na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
A programação antecede a abertura oficial do evento, marcada para quinta-feira (3), no Centro de Convenções de Teresina, com expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas. O NEON é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Estado.

Cidadania Digital e inovação aberta
No Espaço da Cidadania Digital, os visitantes foram recepcionados por Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, que destacou os avanços do Piauí na área de identificação civil e criminal, com mais de 35% da população já utilizando a carteira de identidade digital. Ele também apresentou o Instituto de Biometria Forense, que fortalece a atuação integrada entre a área civil e a criminal.
O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, apresentou as políticas públicas da atual gestão com foco no digital, incluindo programas como Saúde Digital, BO Fácil, CapacitIA e a obrigatoriedade do ensino de Inteligência Artificial nas escolas estaduais.

Foto: PH Silva
Destaque especial foi dado à SoberanIA, o primeiro modelo público de IA do Brasil, treinado em mais de 130 bilhões de palavras em português. O modelo é baseado em dados consistidos, operado dentro do próprio data center estadual e voltado à soberania tecnológica. “É uma tecnologia feita no Piauí, com vocabulário, sotaque e identidade brasileira. Já está integrada a serviços públicos, com total segurança e sem dependência de big techs”, explicou André.

Etipi apresenta infraestrutura e soluções digitais
A comitiva do NEON também visitou a sede da Etipi, onde foi recepcionada pelo presidente Ellen Gera. Ele destacou o papel da empresa na transformação digital do estado. “A Etipi está em constante evolução, desenvolvendo soluções que colocam o cidadão no centro. Compartilhar essa experiência fortalece nosso ecossistema de inovação”, afirmou.
Durante a visita, a equipe técnica da Diretoria de Transformação Digital, liderada por Mayara Luz, apresentou plataformas como:
- Gov.pi Cidadão
- Gov.pi Empresas
- App Piauí Primeira Infância

Foto: Stefany Monteiro / Ascom Etipi
Esses sistemas são responsáveis por digitalizar serviços públicos, facilitar o acesso da população e garantir maior transparência e eficiência à gestão.
“Recebemos pessoas de vários estados brasileiros, e foi um momento valioso para mostrar o quanto o Piauí está avançando na transformação digital do setor público”, pontuou Rodrigo Sousa, gerente de Sistemas da Etipi.
Inspiração para novos empreendedores
A visita também foi inspiradora para jovens empreendedores como Alan dos Santos, de Santa Inês (MA), que está desenvolvendo uma startup de IA para criadores de conteúdo. “Ver o que o Piauí está fazendo me enche de esperança. É isso que o Brasil precisa: tecnologia com propósito e inclusão”, destacou.

Participação no NEON
O Governo do Estado terá presença ativa no evento. A Etipi participa com um estande institucional, apresentando suas soluções tecnológicas. Já o secretário André Macedo será um dos palestrantes no painel “Inovação Aberta no Poder Público: como as startups podem transformar os serviços públicos”, na sexta-feira (4), às 18h, na Arena Inova Tech.
📍 NEON 2025
📆 3 e 4 de julho | Centro de Convenções de Teresina
🎫 Entrada gratuita
🔗 Mais informações: www.nordesteon.com.br