Painéis interativos de Mineração e Energia despertam interesse e podem servir de modelo para outros estados
Desenvolvidos pelo Governo do Piauí para impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair investimentos, os painéis interativos dos setores de Mineração e Energia vêm ganhando destaque nacional. A ferramenta, lançada oficialmente durante a Brazil Energy Conference 2025, despertou o interesse da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), que agora estuda a possibilidade de adotar a tecnologia.
O tema foi pauta de uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (11), entre representantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) e da Desenvolve-SE, que buscou entender os detalhes técnicos da iniciativa.
Com mapas interativos e dados estratégicos, a plataforma desenvolvida pelo Piauí facilita o acesso de investidores às potencialidades regionais e à infraestrutura existente, como rede elétrica, gasodutos, fontes de abastecimento de água, áreas de mineração e produção de energia renovável, contribuindo para um ambiente mais transparente e atrativo ao setor produtivo.

Para Sílvio Sobral, chefe de gabinete da presidência da Desenvolve-SE, iniciativas como essa são essenciais para a atuação das agências de desenvolvimento:
“Na agência, temos uma diretoria dedicada à atração de investimentos, e comunicar aos investidores os ativos estratégicos disponíveis — como rede elétrica, gasodutos e fontes de abastecimento de água — é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico de Sergipe”, afirmou.

A articulação entre os dois estados foi mediada pela Investe Piauí, agência estadual de atração de investimentos. Segundo Bruno Casanova, superintendente de Mineração e Energias Renováveis da Seplan, o interesse sergipano surgiu logo após o lançamento da plataforma:
“Após o lançamento oficial da plataforma, fomos procurados por representantes de Sergipe interessados em conhecer melhor a tecnologia. Iniciamos reuniões técnicas para esclarecer dúvidas e discutir uma possível cooperação, com o objetivo de desenvolver painéis gerenciais e mapas interativos voltados à realidade do setor mineral e energético sergipano”, explicou.
A iniciativa posiciona o Piauí como referência na modernização da gestão pública voltada à promoção do desenvolvimento sustentável e à atração de novos investimentos, consolidando o uso da tecnologia como ferramenta estratégica de planejamento e competitividade.
Fonte: Governo do Piauí