A ação amplia o acesso de estudantes, professores e servidores à saúde pública de qualidade, sem que precisem se deslocar para outras cidades.
Em São Raimundo Nonato, a saúde pública dá mais um passo importante rumo à inovação e à descentralização dos atendimentos. Além da reforma e ampliação do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inaugurou uma nova unidade do programa Piauí Saúde Digital, desta vez, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gercílio de Castro Macêdo.
A ação leva atendimentos especializados para dentro do ambiente escolar, ampliando o acesso de estudantes, professores e servidores à saúde pública de qualidade, sem que precisem se deslocar para outras cidades.
“Estamos aqui na escola Gercílio de Castro Macêdo, que já conta com uma sala do Piauí Saúde Digital funcionando. Já foram realizadas consultas e há agendamentos com especialistas. Isso evita que os alunos precisem sair da escola ou até mesmo da cidade para receber atendimento. É a saúde chegando mais perto da população, com dignidade e eficiência”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Luiz.
A estudante do 3º ano e do curso técnico de Enfermagem, Rithelly Damasceno, já utilizou o serviço. “Recentemente, consultei um clínico geral através do Piauí Saúde Digital. A experiência foi extremamente positiva. Fui bem atendida e consegui fazer a consulta de forma rápida e eficiente. Já marquei outra para a próxima segunda-feira”, relatou.

Mara Rejane Costa, técnica administrativa da escola e responsável pelo apoio aos atendimentos na sala digital, também celebra os resultados. “Atendemos uma aluna que estava com problemas de acne e conseguiu agendar uma consulta com dermatologista, algo que muitas vezes leva meses para acontecer. Essa iniciativa vai impactar diretamente nossos alunos e também os profissionais da escola”, afirmou.
O projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com uma saúde mais inclusiva, moderna e próxima das pessoas, integrando tecnologia e cidadania nos espaços do dia a dia da população.
Fonte: Governo do Piauí