A obra contemplou toda a infraestrutura, que agora passa a ter ambientes modernos e climatizados.
Destaque entre as escolas da rede pública piauiense, a comunidade escolar do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, localizado no município homônimo, no semiárido piauiense, está em festa. Neste sábado (12), o governador Rafael Fonteles e o secretário da educação, Washington Bandeira, inauguraram a reforma e modernização da unidade, que contou com um investimento superior a R$2,5 milhões.
“Nosso objetivo é levar cada vez mais estruturas como essa, no padrão de ensino em tempo integral, para todas as escolas estaduais do Piauí”, garantiu o governador Rafael Fonteles.

A obra contemplou toda a infraestrutura, que agora passa a ter ambientes modernos e climatizados, incluindo sete salas de aula, biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, refeitório, vestiário, subestação, salas de Mediação Tecnológica e Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de uma sala do Programa Saúde Digital.
“Estamos entregando mais uma escola dentro do padrão ouro da rede estadual do Piauí, com uma infraestrutura ideal para o modelo de tempo integral. São ambientes amplos, confortáveis, que inspiram a criatividade e protagonismo dos nossos estudantes”, destacou Bandeira.

O Ceti Paulistana atende 213 alunos de ensino médio, contemplados com formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas, Administração com ênfase em Empreendedorismo e Marketing Digital, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e turmas do Programa Alfabetiza Piauí.
Cursando a 2ª série do curso técnico em Marketing Digital, a estudante Railene de Sousa é só elogios à estrutura recém-inaugurada. Para ela, a escola ganhou uma nova vida, após a intervenção. “A reforma chega em um ótimo momento. Com certeza vai aumentar nosso ânimo e autoestima para estudarmos ainda mais”, pontuou.

Destaque Seduckathon e Prêmio Idepi 2024
O bom desempenho acadêmico dos alunos da unidade antecede a reforma. A escola emplacou duas equipes entre os vencedores do Sedukathon 2025, nos eixos Empreendedorismo e Tecnologia da Informação (TI). O feito rendeu aos times intercâmbios educacionais para os Estados Unidos e Singapura, respectivamente.
Professor do time campeão da modalidade Empreendedorismo, Leandro Hipólito celebrou os novos espaços e laboratórios, com os quais a escola passa a contar.
“Essa é a demonstração de que o Governo do Estado está dedicado em assegurar que a estrutura adequada para o aprendizado dos nossos jovens seja ofertada. Essa modernização vai contribuir para que os eEstudantes queiram, cada vez mais, estudar e participar de projetos, como o Seduckathon”, comemora o professor.

O Ceti também foi reconhecido como uma das 50 melhores escolas do Piauí, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi). Como premiação, todos os servidores da escola receberam um 14° salário, enquanto os alunos egressos da 3ª série do ensino Médio, do ano passado, foram contemplados com um salário-mínimo.
Visita em Aroazes
Ainda no sábado (12), pela tarde, o secretário da Educação, Washington Bandeira visitou, no município de Aroazes, as instalações do Ceti Jeremias Pereira da Silva. Atualmente, o prédio passa por reforma, com a construção de novas salas de aula, laboratório de informática, modernização da fachada, pintura, dentre outras melhorias.

Um projeto mais amplo está em licitação e irá contemplar salas de Mediação Tecnológica e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva coberta. Atualmente, a unidade já possui climatização.
Fonte: Governo do Piauí