O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (23), os Jogos Escolares Piauienses 2025 (JEPIs), que prometem ser a maior edição da história do evento. Este ano, a competição bate recorde com a inclusão de 22 modalidades esportivas, incluindo as paralímpicas, e a previsão de participação de 15 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado.
A solenidade de lançamento foi realizada no Palácio de Karnak, com a presença de secretários estaduais, autoridades do esporte e da educação, além de estudantes medalhistas de edições anteriores.

Durante o evento, o governador destacou os impactos positivos da prática esportiva na formação de crianças e jovens.
“O esporte melhora a autoestima da nossa população, principalmente quando temos atletas se destacando no Brasil e no mundo. Além disso, ele desenvolve habilidades socioemocionais nas nossas crianças e jovens, o que é fundamental para a formação cidadã”, afirmou Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo estadual enfatizou ainda a grandiosidade desta edição dos JEPIs.
“Teremos mais de 15 mil estudantes-atletas de 102 municípios, distribuídos em 10 polos regionais nas etapas classificatórias, com a disputa de 22 modalidades, incluindo as paralímpicas. Será a maior edição já realizada”, completou.

Etapas e cronograma
As etapas municipais e regionais já estão em andamento nos polos do interior. A fase final dos jogos será realizada entre os dias 4 e 17 de agosto, em Teresina, com competições acontecendo em vários espaços esportivos da capital. A disputa é aberta para estudantes de 12 a 17 anos das redes estadual, municipal, privada e federal de ensino.
Os campeões estaduais garantirão vaga para representar o Piauí nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância dessa seletiva.
“Haverá uma seleção para que, aproximadamente, 250 alunos tenham a oportunidade de representar o Piauí nas competições nacionais. Os JEPIs são uma vitrine de talentos”, reforçou.

Já o secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a integração entre esporte e educação como ferramenta de transformação social.
“Esporte e educação formam o casamento perfeito. Por meio dos jogos, formamos cidadãos mais preparados e também descobrimos talentos que podem disputar competições estaduais, nacionais e até internacionais. Os JEPIs proporcionam essa oportunidade”, afirmou.
Washington também frisou que a participação dos estudantes nas etapas nacionais é 100% custeada pelo Governo do Estado, incluindo transporte aéreo, alimentação e hospedagem.
“O governo garante todos os custos para que nossos alunos vivenciem essa experiência de crescimento pessoal, social e esportivo”, destacou.

Depoimentos de estudantes-atletas
Entre os atletas que já brilham nos JEPIs está Amanda Pereira, de 14 anos, que compete na categoria luta livre kumitê até 47 kg. Ela coleciona duas medalhas: bronze na primeira participação e prata na edição seguinte.
“Aprendi muito com essa experiência. No primeiro ano, ganhei medalha de bronze. Na edição seguinte, evoluí bastante e conquistei a prata. Neste ano, com fé em Deus, vou trazer o ouro”, declarou a estudante.
Outro destaque é João Pedro, também com 14 anos, que disputa na categoria karatê acima de 70 kg. Ele conta como tem sido sua preparação para buscar a medalha de ouro:
“Faço academia de manhã e à noite. Estou bem motivado e confiante de que vou alcançar meu objetivo”, afirmou.
Com estrutura ampliada, número recorde de modalidades e milhares de estudantes envolvidos, os Jogos Escolares Piauienses 2025 reforçam o compromisso do Governo do Estado com o incentivo ao esporte educacional, à formação cidadã e à valorização dos jovens atletas piauienses.

Fonte: Governo do Piauí