O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (23), dois importantes reforços para a segurança pública do Piauí: a nomeação de 660 novos policiais militares e a inauguração do sistema de videomonitoramento de Teresina, ambos previstos para o mês de agosto. As ações fazem parte da estratégia estadual de ampliação do efetivo e de investimento em tecnologia para intensificar o combate à criminalidade.
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública, o estado já registra quedas expressivas em crimes graves. Entre os destaques estão a redução de 50% no roubo de celulares, quase 30% no roubo de veículos e mais de 30% nos homicídios dolosos, quando comparados aos mesmos períodos anteriores.
“Os números são significativos. Mas não estamos satisfeitos. Queremos reduzir ainda mais, com foco especial para diminuir a violência contra a mulher e as mortes no trânsito, que ainda são expressivas”, afirmou Rafael Fonteles.

Resultados do Pacto Pela Ordem
O governador também destacou os avanços obtidos com o Pacto Pela Ordem, política de segurança pública que fortalece a integração entre as forças policiais, o Ministério Público e o Poder Judiciário.
“A curva do feminicídio caiu a partir de abril, porque estamos tendo mais possibilidade de atuar mais concretamente no monitoramento daqueles que já foram denunciados. O aperfeiçoamento da legislação tem ajudado o trabalho das forças de segurança a impedir que os crimes ocorram e, quando ocorrem, termos a possibilidade de atuar de forma mais rápida em resposta. Também reduzimos em mais da metade os casos de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte. Estamos vencendo, mas a guerra é demorada”, reforçou.
Além da ampliação do efetivo e do videomonitoramento, o Governo do Estado tem investido na modernização das operações policiais, com foco na inteligência, na investigação qualificada e no fortalecimento das bases operacionais.
O sistema de videomonitoramento de Teresina, cuja inauguração está prevista para agosto, será uma ferramenta estratégica para o acompanhamento em tempo real de ocorrências em diversos pontos da cidade, com apoio de câmeras de alta definição e tecnologia de análise de imagens.
“O objetivo é aumentar a capacidade de prevenção, resposta rápida e elucidação de crimes, garantindo mais segurança para a população”, concluiu o governador.