Projeto da SAF em parceria com a prefeitura incentiva a comercialização da agricultura familiar na região.
O município de Domingos Mourão recebeu, nesta sexta-feira (5), a primeira edição da Quitanda da Agricultura Familiar, reunindo agricultores, artesãos e empreendedores da culinária local em um espaço dedicado à valorização da produção regional. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Prefeitura de Domingos Mourão, com o objetivo de ampliar os canais de comercialização e gerar novas oportunidades de renda para as famílias produtoras.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou a expansão do projeto para os municípios como estratégia de fortalecimento das vendas no interior. “Estamos aqui em Domingos Mourão realizando a primeira Quitanda da Agricultura Familiar do município. Participam vários agricultores com artesanato, comidas típicas e produção orgânica da região. Temos o apoio e a parceria da prefeitura, que fortalece essa iniciativa. Esta quitanda representa mais um passo no fortalecimento das estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar”, afirmou.

A prefeita do município, Nelda Gomes, ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento econômico local. “Já realizamos feiras em julho e dezembro, mas queremos que, em breve, aconteçam mensalmente. Estamos mostrando a produção dos nossos pequenos produtores, fortalecida pela cooperativa da região. É uma grande satisfação receber a equipe da SAF e todos os parceiros. Estamos aqui comprando os produtos da nossa gente, porque nosso objetivo sempre foi ajudar a prosperar os produtores da nossa cidade”, disse.

Entre as bancas que atraíram o público estava a da agricultora Marilúcia de Oliveira Santos, conhecida na região pelos produtos caseiros que fabrica e comercializa em diversas feiras. “Sou de Domingos Mourão e trabalho com produtos caseiros, bolo de macaxeira, bolo de batata, pães de goma, pães de batata e outros que eu mesma faço. Hoje está sendo um sucesso, tudo muito participativo. A maioria dos produtos já acabou. Essa quitanda é uma riqueza, uma maravilha para todos nós”, contou.
Com forte participação de agricultores e consumidores, a Quitanda da Agricultura Familiar inaugura um novo ciclo para a comercialização local em Domingos Mourão, incentivando o consumo de produtos da terra e valorizando o trabalho das famílias produtoras.

Entrega de sementes
Durante a Quitanda, ocorreu também a entrega de sementes para o território dos Cocais. Estão sendo distribuídas 25,5 toneladas de cada variedade destinada aos agricultores da região. Para Domingos Mourão, foram entregues 800 kg de sementes. A distribuição é uma ação permanente da SAF, permitindo que os produtores se preparem para o período chuvoso e planejem melhor o plantio.
“Com isso, a SAF cumpre o seu papel de entregar as sementes antes que as chuvas comecem. Assim, os agricultores familiares estão preparados, esperando as chuvas chegarem para plantarem todas essas sementes que agora começam a ser distribuídas”, finalizou Rejane Tavares.
Fonte: Governo do Piauí

