Um total de 13 ruas recebeu pavimentação asfáltica, uma demanda escolhida pela população.
As comunidades do Conjunto Murilo Resende e da Vila Ferroviária, em Teresina, tiveram um antigo sonho realizado: a pavimentação asfáltica de 13 ruas, uma demanda escolhida pela própria população e executada pelo Governo do Piauí, por meio do Orçamento Participativo Digital (OPA).
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, a obra trouxe mais mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores. A intervenção atende diretamente uma demanda histórica das comunidades, que conviviam há décadas com poeira, lama, alagamentos e dificuldades de locomoção.

“Foi um sonho realizado para a nossa comunidade, que há mais de 30 anos desejava o asfalto nas nossas ruas”, afirma Arlene Silva, presidente da Associação de Mulheres do Bairro Ilhotas. “Agora, com o asfalto, essa realidade mudou. A água escoa mais rápido, cadeirantes se locomovem melhor, as crianças brincam com segurança, os moradores sentam-se na porta sem sofrer com poeira. O asfalto só trouxe melhoria para o nosso bairro”, comemorou a moradora.

Maria Eugênia, que vive na região há 50 anos, também celebrou a transformação. “Só tivemos ganhos com a vinda do asfalto. Nossos comerciantes vendem mais com a facilidade do acesso que o asfaltou trouxe, os carros de aplicativo agora entram nas ruas, e, o mais importante, foi uma obra que veio da vontade da comunidade e que por meio do OPA conseguimos a execução. Isso não tem preço”, destacou a moradora.
A diretora de Orçamento Participativo da Secretaria do Planejamento, Enia Meneses, destaca o impacto concreto da política pública. “O OPA tem mostrado, a cada entrega, que escutar a população é o caminho mais eficaz para acertar nas ações. Quando a própria comunidade define suas prioridades, o resultado é mais assertivo, transformador e valorizado. É isso que o Governo do Piauí está fazendo, realizando sonhos e garantindo dignidade”, afirmou a gestora.

O Orçamento Participativo Digital é uma iniciativa do Governo do Piauí que permite que entidades comunitárias inscrevam propostas e que a população escolha, por votação online, quais obras e serviços serão executados com recursos públicos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres).

Fonte: Governo do Piauí