Governador apresentou ferramentas como o BO Fácil e a SoberanIA, e ressaltou modelo piauiense como exemplo nacional de inovação em políticas públicas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou, nesta sexta-feira (4), da abertura da 13ª edição do Fórum de Lisboa, em Portugal, um dos principais espaços de discussão internacional sobre Direito, democracia e sustentabilidade na era digital. O evento marca o início da missão oficial do governador em países da Europa, que segue até o dia 9 de julho.
Durante o painel “Estado Inteligente: Governança, Tecnologia e Segurança no Mundo Contemporâneo”, Rafael apresentou os avanços do Piauí na área da segurança pública, com ênfase na integração entre tecnologia, inteligência artificial e políticas de prevenção e combate ao crime.
“Tive a oportunidade de mostrar os exemplos exitosos da política de segurança do Piauí, especialmente na redução e recuperação de celulares e veículos roubados. Apresentei também o BO Fácil, uma ferramenta baseada em inteligência artificial e desenvolvida no nosso próprio estado, totalmente em português, que torna mais acessível o registro de ocorrências pela população”, explicou o governador.

A solução é sustentada pela SoberanIA, modelo de linguagem natural (LLM) criado no Piauí com base em dados locais, infraestrutura própria e governança de dados, o que garante soberania tecnológica e respeito à privacidade dos cidadãos.
Fonteles compartilhou o painel com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio; o diretor jurídico da JBS, Adriano Ribeiro; e os advogados Jorge Galvão e Mauro Pedroso, sob mediação do professor José Bonifácio Ramos, da Universidade de Lisboa.

O governador também destacou que a inovação é uma ferramenta fundamental para aumentar a eficiência do Estado. “Discutimos a necessidade de um Estado cada vez mais inovador, capaz de implementar políticas públicas eficazes e mensuráveis. O protocolo piauiense de recuperação de celulares é um bom exemplo disso — já foi exportado para mais de 20 estados brasileiros”, completou.
No turno da tarde, Rafael Fonteles manteve encontros estratégicos, incluindo uma reunião com representantes da Aegea Saneamento, maior empresa privada de saneamento do Brasil, e participou de outro debate, focado nos desafios institucionais contemporâneos e nas oportunidades de cooperação entre Brasil e Europa.

Fonte: Governo do Piauí