Curso de brinquedista oferece 80 vagas, sendo 20 destinadas a professores da Uespi e 60 a docentes da educação básica do estado.
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou, nessa segunda-feira (11), a segunda turma do curso de brinquedistas, resultado de uma parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O curso oferece formação especializada para capacitar profissionais a planejar e desenvolver atividades lúdicas em brinquedotecas, escolas, hospitais e outros espaços voltados ao público infantil.
Nesta segunda edição, estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo 20 destinadas a professores da Uespi e 60 a docentes da educação básica do Piauí. A formação é certificada pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e busca qualificar profissionais para promover experiências educativas e recreativas que estimulem a criatividade, a socialização e o desenvolvimento das crianças.

Durante o lançamento da segunda turma, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, ressaltou que a formação de brinquedistas representa um avanço significativo para a política de primeira infância no estado e reforça o papel da universidade como parceira estratégica na qualificação de profissionais que atuam com o público infantil. “Já formamos a primeira turma, com 72 pessoas, agora estamos na segunda, com 80, e teremos também uma terceira turma. Estamos caminhando para que o Piauí seja o estado com o maior número de formações de brinquedistas. Vamos atrás deste selo, que reflete a qualidade do acolhimento e o brincar qualificado. Nossa universidade já pensa também em especializações e em formações continuadas para fortalecer a política de primeira infância com qualidade e acolhimento”, afirmou.

A cultura do brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos como socialização, preservação da cultura, empatia e colaboração. Reconhecendo essa importância, o Pacto pelas Crianças tem investido em ações estratégicas, como a criação de brinquedotecas e espaços lúdicos, além da qualificação de profissionais para atuarem com intencionalidade nesse contexto. “Ao lançar ações estratégicas, como brinquedotecas e espaços lúdicos, identificamos a necessidade de qualificar profissionais para atuarem com intencionalidade, aproveitando a janela de oportunidades que é a primeira infância. Encontramos na Uespi a parceira ideal e, junto com a Seduc e a ABBri, criamos essa formação que é hoje uma das ações mais importantes do Pacto”, pontuou a integrante do comitê gestor do Pacto Pelas Crianças, Adriana Lélis.
Já a superintendente da Seduc, Viviane Carvalhedo, destacou a relevância da iniciativa para o Piauí. “É uma parceria muito importante, que amplia a capilaridade da formação para todos os municípios do Piauí, oferecendo aos brincantes a perspectiva de trabalhar a brincadeira de maneira séria, com intencionalidade pedagógica, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Em outubro, teremos a terceira turma, que vai consolidar o Piauí como o estado com maior número de cursos e formandos no país”.
A segunda turma segue até novembro, enquanto a terceira edição será iniciada em outubro, reforçando o compromisso das instituições parceiras com a formação continuada e o fortalecimento da política de primeira infância no Piauí.
“O sucesso da primeira turma nos motivou a realizar esta segunda e já planejar a terceira, sempre reservando vagas para professores da Uespi, de áreas como pedagogia, educação física, enfermagem e psicologia, fomentando também pesquisa e extensão dentro da universidade”, destacou a diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos da Uespi, Dalva Stella.

Fonte: Governo do Piauí