Unidade da Agro Fritzen promete geração de empregos e acelera industrialização da produção agrícola no extremo sul do estado.
O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta sexta-feira (25), agenda estratégica no extremo sul do Piauí, com foco no fortalecimento do setor produtivo. A inauguração da primeira unidade de beneficiamento de algodão da Agro Fritzen representa um marco para o agronegócio piauiense.
Com investimento de R$ 70 milhões e estrutura moderna, a nova algodoeira ocupa mais de 7 mil m² de área construída e um pátio operacional de 30 mil m². A planta industrial traz tecnologia de ponta, capaz de processar o algodão diretamente na região, sem depender de terceiros ou longos deslocamentos. Isso representa a eliminação de custos com frete e terceirizações, agregando valor ao produto e abrindo caminho para o mercado nacional e internacional.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou a importância da parceria entre o setor público e privado no fomento à economia. “É um momento de celebração, porque o que nós mais almejamos é a geração de oportunidades para o nosso povo. É isso que une o poder público e a iniciativa privada: geração de oportunidades. Hoje é um dia muito rico para o povo do Piauí, para o povo do sul do estado, para os moradores de Gilbués, Bom Jesus e de todos os municípios da região. Celebramos este novo empreendimento que vai além da produção de grãos e da pecuária, ao inaugurar uma fase decisiva da agroindustrialização. Um estágio com efeito social e econômico ainda maior, e representa nosso sonho de ver o Piauí industrializado, com uma nova realidade de desenvolvimento”, afirmou.

“Hoje foi inaugurada uma grande obra, essa algodoeira, que vai trazer melhores condições de emprego, direto e indireto. Visitamos também a Transcerrados, obra importante para nossa logística e temos o aeroporto de Gilbués em andamento, outra conquista. O Governo do Estado tem dado total apoio ao nosso Cerrado e isso impacta positivamente as cidades pequenas que dependem dessa economia”, comentou o prefeito de Gilbués, Amilton Lustosa.
Com mais de 600 colaboradores e 23 anos de atuação no estado, a Agro Fritzen é uma das principais empresas agrícolas do Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Sua produção é diversificada entre culturas de soja; milho; sorgo; arroz; milheto e, agora, o algodão. Suas unidades agrícolas se dividem entre seis municípios: Avelino Lopes; Bom Jesus; Gilbués; Monte Alegre; Santa Filomena e Santa Luz.

O sócio-diretor da Agro Fritzen, Janailton Fritzen, comemorou a inauguração como símbolo do crescimento conjunto. “Hoje estamos aqui inaugurando nossa algodoeira, onde vamos beneficiar o algodão produzido em solos piauienses. Esta data também marca os 23 anos da nossa trajetória no estado, desde que iniciamos nossas atividades em Bom Jesus e Gilbués. É uma comemoração dupla: do empreendimento e do compromisso de produzir alimentos, gerar empregos e contribuir com o crescimento do Piauí”.
A algodoeira, que é a quarta do estado, irá gerar cerca de 100 empregos diretos, além de novas oportunidades em setores como transporte, comércio e serviços. Um reflexo positivo na renda e nos serviços da região.

Fonte: Governo do Piauí