O governador Rafael Fonteles coordenou, nesta terça-feira (15), em Brasília, reuniões de quatro Câmaras Técnicas do Consórcio Nordeste: Minas e Energia; Esporte; Desenvolvimento Social; e Juventude. Os encontros trataram de temas centrais de interesse comum aos estados da região.
Na área de Minas e Energia, os participantes discutiram estratégias para ampliar a exploração mineral e fortalecer o uso de fontes limpas e renováveis. Já no eixo do Esporte, com a presença do coordenador da Câmara Técnica da área, Luciano Leonídio, o debate girou em torno do desenvolvimento integrado das práticas esportivas nos estados nordestinos.

A pauta da Juventude contou com a colaboração de Pedro Matias, secretário da Juventude da Paraíba, que destacou a importância da construção e do monitoramento de políticas públicas voltadas aos jovens da região. Na reunião da Assistência e Desenvolvimento Social, conduzida por Íris Maria de Oliveira, do Rio Grande do Norte, foi debatido o papel das câmaras como instâncias técnicas de apoio aos conselhos da área, com foco no fortalecimento das políticas públicas.

“Encontros produtivos e relevantes, que nos faz seguir confiantes de que a força do Consórcio Nordeste continuará se traduzindo em conquistas concretas”, afirmou Rafael Fonteles, que também preside o Consórcio.

Reuniões com ministros
Durante a agenda em Brasília, Rafael Fonteles também esteve reunido com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos deputados federais Flávio Nogueira e Florentino Neto, ambos do Piauí. O encontro contou ainda com a participação da equipe técnica do Ministério da Justiça, e teve como pauta a liberação de recursos para ampliar o número de vagas no sistema prisional do estado.
Encerrando o dia, o governador participou de reunião com a secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros. Na ocasião, foram discutidos investimentos estratégicos em infraestrutura portuária, considerados essenciais para o desenvolvimento econômico do Piauí.
