Na manhã desta segunda-feira (14), os professores e gestores da rede estadual que participaram da Missão Educacional em Singapura foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, em um encontro marcado por trocas de experiências, reflexões e alinhamento estratégico. Após seis dias de imersão em um dos sistemas educacionais mais admirados do mundo, o grupo retorna ao Piauí com o compromisso de multiplicar os conhecimentos adquiridos nas Escolas de Tempo Integral em todo o estado.
“Essa missão representa mais um passo decisivo na revolução educacional que estamos construindo. Os educadores que vivenciaram Singapura agora têm uma nova missão: compartilhar o aprendizado, inspirar outros colegas e impulsionar a transformação que já está em curso. Teremos outras missões, sim, porque queremos consolidar um verdadeiro ecossistema de inovação educacional, com foco em Tecnologia, Protagonismo Estudantil e Educação Integral”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
Seis dias de aprendizado em um modelo de excelência
Durante a missão, os educadores piauienses puderam observar de perto a organização do sistema educacional de Singapura — reconhecido internacionalmente por sua eficiência, disciplina, valorização docente e excelência nos resultados. A imersão foi promovida em parceria com o National Institute of Education (NIE), da Universidade Tecnológica de Nanyang, e integrou o Programa de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).
De volta ao Brasil, os participantes relatam a experiência como transformadora e destacam aprendizados que poderão ser adaptados à realidade local, com foco no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e na promoção de um ensino mais eficiente, humano e inovador.

A professora de História Júlia Castelo Branco, do Ceti Prof. Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, destacou como a disciplina está enraizada em todos os níveis da educação em Singapura — não como imposição rígida, mas como parte de uma cultura escolar baseada no respeito, organização e clareza de metas.
Disciplina como pilar da cultura escolar
“A disciplina lá é natural. Está na rotina dos alunos desde pequenos. Tudo tem propósito e foco. Isso me marcou profundamente. Quero levar esse olhar para minha escola e trabalhar isso com os estudantes e colegas”, compartilhou a professora.
Planejamento eficaz, mesmo com recursos simples
Para o gestor Darkson Vieira Machado, do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, a força do modelo singapurense está na combinação de planejamento estratégico com o uso eficiente de recursos didáticos básicos.
“O professor lá ensina com excelência mesmo com materiais simples. O segredo está no planejamento detalhado, na clareza de objetivos e na execução. Isso nos mostra que, com método e foco, é possível alcançar grandes resultados”, ressaltou.
Uso inteligente do tempo em sala de aula
Outro destaque foi a forma como o tempo é gerenciado nas escolas visitadas. O professor de Língua Portuguesa Raonix Sousa, do Ceti Francisca Pereira de Sousa Moraes, em Fronteiras, observou que a gestão eficiente do tempo é um diferencial claro no desempenho dos estudantes.
“As aulas são cronometradas e tudo é preparado em equipe, por área. A coordenação pedagógica acompanha de perto, dando suporte e avaliando os resultados. Isso cria um ambiente dinâmico, com foco e propósito”, disse Raonix.
Tecnologia a serviço da aprendizagem
Durante a visita, os educadores também observaram o uso estratégico da tecnologia em sala de aula, desde recursos como óculos de realidade virtual até o uso da inteligência artificial para análise de dados pedagógicos e personalização do ensino — elementos que, em parte, já estão sendo incorporados às escolas estaduais do Piauí.

Desafio agora é transformar a experiência em ação
Para a gestora Inez Maria Araújo Sousa, do Ceti José Narciso da Rocha Filho, em Piracuruca, o grande desafio após o retorno é transformar as experiências vividas em Singapura em ações concretas e adaptadas à realidade local.
“Voltamos com uma bagagem enorme. Agora é hora de colocar em prática, compartilhar com nossos colegas, pensar juntos e mostrar que é possível fazer mais, mesmo com recursos limitados. A missão foi só o começo”, afirmou.
Compromisso com uma educação pública global e de qualidade
A Missão Singapura reforça o compromisso do Governo do Estado do Piauí com uma educação pública conectada às melhores práticas do mundo, e marca mais uma etapa da construção de uma escola integral inovadora, participativa e centrada no protagonismo estudantil.
O exemplo de Singapura inspira, mas o verdadeiro impacto virá da forma como os educadores piauienses adaptarão esse aprendizado à realidade das escolas locais — com sensibilidade, criatividade e espírito de transformação.