O Governo do Estado deu início, nesta sexta-feira (11), ao projeto “Diálogos pelo Piauí”, na cidade de Picos, com uma Feira de Serviços que já realizou mais de 826 atendimentos somente no turno da manhã. A ação aconteceu no Complexo da Cohab, reunindo mais de 30 estandes de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, capacitação e lazer.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e pela Secretaria de Governo (Segov), tem como proposta principal escutar a população, apresentar as ações realizadas e planejar o futuro dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí de forma colaborativa.

Planejamento com base nas necessidades reais da população
De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, o projeto vai além da prestação de contas. Ele visa desenvolver políticas públicas baseadas nas vocações e necessidades de cada região.
“A ideia é fazer um planejamento que reflita a realidade de cada território. Com essa escuta ativa, podemos rever obras, corrigir rotas e aprimorar os serviços públicos. É o governo se fazendo presente de maneira prática e transformadora”, afirmou Bonfim.

Feira de Serviços: cidadania e saúde acessíveis à população
Durante o evento, os moradores de Picos puderam acessar diversos serviços, como:
- Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional;
- Renovação da CNH e regularização de veículos;
- Testes rápidos de saúde, como glicemia e aferição de pressão;
- Imunizações;
- Cursos profissionalizantes (ex: mecânica de motos);
- Oficinas de beleza, atividades para crianças e muito mais.
A moradora Mercês Sousa, do bairro Samambaia, destacou a importância da ação:
“Um evento maravilhoso e necessário. Aproveitei para fazer teste de glicemia e aferição de pressão. Tudo prático, rápido e gratuito. O Governo está de parabéns por trazer esses serviços para perto da gente”, disse.

Continuidade da programação e escuta popular com o governador
A programação do Diálogos pelo Piauí continua neste sábado (12). Das 8h às 13h, a Feira de Serviços permanece no Complexo da Cohab. Paralelamente, na UFPI de Picos, acontecem oficinas para revisão do Plano Plurianual (PPA), com técnicos e lideranças comunitárias.
Às 14h, o governador Rafael Fonteles participa da plenária no Espaço Versailles, onde fará a prestação de contas das ações realizadas nos 22 municípios do território do Vale do Guaribas e ouvirá representantes da sociedade sobre demandas para os próximos anos.

Próximas cidades a receber o projeto “Diálogos pelo Piauí”
O projeto percorrerá os 12 territórios de desenvolvimento do estado até setembro. As próximas cidades a receberem o evento são:
- Piripiri
- Floriano
- Campo Maior
- Uruçuí
- Bom Jesus
- Parnaíba
- São Raimundo Nonato
- Oeiras
- Paulistana
- Valença
- Teresina
Fonte: Governo do Piauí
Fotos: Geirlys Silva