Espaço “Bairro” foi concebido com o espírito colaborativo da Amazônia e busca destacar o papel das cidades e regiões na construção de soluções climáticas inclusivas
O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (10), da inauguração do “Bairro”, um espaço inédito da COP30 dedicado a apresentar soluções urbanas integradas para a ação climática. O evento, realizado na Zona Azul do pavilhão Buildings & Cooling, marcou o lançamento de um conjunto de quatro pavilhões interligados, que simbolizam a cooperação entre cidades, regiões e governos nacionais em prol da sustentabilidade.
O novo espaço, denominado Bairro Mutirão Urbano, Infraestrutura, Edificações e Água, foi concebido com o espírito colaborativo da Amazônia e busca destacar o papel das cidades e regiões na construção de soluções climáticas inclusivas e centradas nas pessoas. A iniciativa reúne quatro pavilhões temáticos: Cities & Regions Hub (liderado pela ONU-Habitat e pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade), Buildings & Cooling Pavilion (coordenado pela GlobalABC e pela Cool Coalition), Disaster Resilient Infrastructure Pavilion (liderado pela CDRI) e Water for Climate Pavilion (organizado pela coalizão global SIWI).

A inauguração contou com a presença de representantes de alto nível alinhados à Agenda da Presidência da COP30, especialmente no Eixo 4: Cidades, Infraestrutura e Água. Entre os participantes estavam o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro dos Transportes, Renan Filho; e a ministra-chefe das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O governador Rafael Fonteles reforçou o compromisso do Piauí com a agenda climática e destacou a importância da presença do estado e do Consórcio Nordeste na COP30. O bloco regional, que reúne os nove estados nordestinos, tem se consolidado como uma das principais vozes subnacionais na pauta climática brasileira, promovendo políticas conjuntas para transição energética, gestão hídrica e desenvolvimento sustentável.

“Esse é um evento de união entre os entes federados e instituições do mundo todo, para se discutir resiliência e adaptação climática. A COP nos provoca a planejarmos infraestruturas, com foco em sustentabilidade e numa economia verde, que permita o desenvolvimento de nossas populações, com a preservação do meio ambiente”, disse Rafael Fonteles.
O “Bairro” simboliza o compromisso do Brasil em articular soluções de mitigação e adaptação em múltiplos níveis. A iniciativa pretende fortalecer o reconhecimento da agenda urbana e da segurança hídrica como pilares da ação climática, estimulando investimentos e parcerias estratégicas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Fonte: Governo do Piauí

