O investimento total é de R$ 4 milhões e capacidade estimada de até 40 mil atendimentos por ano em diversas áreas.
Os moradores da zona sul de Teresina passarão a contar com um novo equipamento público para o desenvolvimento de atividades educacionais, esportivas, de inclusão digital e qualificação profissional de forma a fortalecer as políticas públicas voltadas à juventude no estado. É o Centro Estadual da Juventude, que está com obras adiantadas e deve ser entregue até o fim deste semestre.
O investimento total é de R$ 4 milhões e capacidade estimada de até 40 mil atendimentos por ano. As obras são executadas pela Secretaria das Cidades (Secid) e o espaço será gerido pela Coordenadoria da Juventude (Cojuv).
Localizado no bairro Catarina, próximo à Rodoviária de Teresina, o espaço terá mais de 4 mil m² de área construída e reunirá infraestrutura voltada à formação educacional, esportiva e profissional dos jovens.

Entre os equipamentos previstos estão campo de futebol, quadra de areia, praça esportiva com pista de skate, auditório, salas de informática e multiuso, área administrativa, salas de professores, espaços para atendimento psicológico e assistência social, além de estacionamento, recepção e áreas de apoio.
As salas contarão com computadores e acesso gratuito à internet, funcionando como ponto de apoio para capacitações e atividades formativas.

Para a secretária das Cidades, Vilani Silva, a construção do Centro Estadual da Juventude em Teresina representa um avanço importante para as políticas públicas voltadas à população jovem no Piauí, oferecendo um espaço amplo e moderno que será um catalisador de transformação social.
“Vamos entregar infraestrutura adequada para desenvolver a pluralidade dos nossos jovens. O centro vai integrar atividades educacionais, esportivas, de inclusão digital e qualificação profissional, fortalecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo e promovendo um ambiente seguro onde os jovens podem aprender, trocar experiências e desenvolver talentos”, reforça a gestora.

A obra segue dentro do cronograma estabelecido. Até o momento, já foram concluídas as instalações elétricas e o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), implantados o sistema de drenagem de águas pluviais e a tubulação sanitária, além da construção de duas edificações com cobertura finalizada. Também já foram iniciadas a construção da pista de skate e parte do muro de proteção do complexo.

Fonte: Governo do Piauí

