A unidade oferece atendimento a pessoas de todas as idades, com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais.
O primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí superou a marca de mil atendimentos em menos de um mês de funcionamento. Inaugurado pelo governador Rafael Fonteles no dia 11 de julho, o centro soma, até agora, 218 pacientes cadastrados e 1.007 atendimentos realizados nas mais diversas especialidades.
A unidade oferece atendimento a pessoas de todas as idades, com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais, incluindo neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. O espaço também conta com sala de estímulo multissensorial e brinquedoteca, como parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.

As atividades do centro tiveram início no dia 14 de julho, com os primeiros 12 pacientes passando por triagem. Atualmente, mesmo operando com cerca de 80% da sua capacidade, o Cetea já realiza atendimentos multiprofissionais e trabalha na construção de planos terapêuticos individualizados para cada paciente.

Em três semanas, o centro já ofertou 1.007 atendimentos, distribuídos da seguinte forma: 224 atendimentos de enfermagem; 146 de serviço social; 137 de fonoaudiologia; 117 de psicologia; 94 de fisioterapia; 76 de psicopedagogia; 57 de nutrição; 55 de neurologia; 45 de psiquiatria; 29 de educação física; 24 de musicoterapia; e 3 de odontologia.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, destacou os resultados com menos de um mês de funcionamento do Cetea, reforçando a importância do centro para as famílias e para a política de inclusão no Piauí.
“Em menos de um mês já superamos mil atendimentos às famílias com filhos diagnosticados com transtorno do espectro autista, o que mostra a relevância do centro para a reabilitação e inclusão dessas crianças. Antes, muitas famílias enfrentavam uma longa fila de espera e não tinham para onde encaminhar seus filhos para um atendimento multidisciplinar. Hoje, o Cetea oferece esse suporte completo em um único local, com uma equipe especializada, o que evita o deslocamento entre diferentes centros e garante mais eficiência no cuidado”, afirmou o gestor.

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí possui quase 38 mil pessoas que declararam ter recebido diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Diante desse cenário, o Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), estruturou o Cetea para ampliar o acesso a diagnósticos, terapias e acompanhamento especializado. Os recursos financeiros para a implantação do centro, em torno de R$ 5 milhões, são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual.
Sob gestão da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, o Cetea funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso aos serviços é feito por meio da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a triagem para o novo centro especializado.

O Cetea está localizado na Avenida Higino Cunha, Nº 1552, no bairro Cristo Rei, em Teresina, no prédio do antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa. A proximidade com o Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e com o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) favorece a integração dos serviços e facilita o acesso do público-alvo à rede de cuidados especializados.

Fonte: Governo do Piauí