O curso foi estruturado para capacitar servidores e colaboradores da rede pública de saúde, apresentando conteúdos que facilitam o entendimento sobre como a IA pode ser utilizada de forma prática, segura e eficiente em diversas rotinas de trabalho.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Diretoria de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (DUCTEC) e a Escola Fazendária do Piauí, realizou o curso “Introdução à Inteligência Artificial (IA): Fundamentos e Ferramentas Práticas”, com o objetivo de introduzir os conceitos fundamentais da inteligência artificial, promovendo a compreensão de suas aplicações no cotidiano, especialmente no setor público e nas ferramentas digitais modernas.
O curso foi estruturado para capacitar servidores e colaboradores da rede pública de saúde, apresentando conteúdos que facilitam o entendimento sobre como a IA pode ser utilizada de forma prática, segura e eficiente em diversas rotinas de trabalho. Entre os tópicos abordados, se destacam as possibilidades de automatização de tarefas, o uso de assistentes inteligentes e a análise de dados para tomada de decisões estratégicas.

Segundo Jacira Gonçalves, auxiliar de gestão da Sesapi, é essencial investir em formação contínua voltada à inovação e ao uso responsável das tecnologias emergentes. “Foi realizado na Escola Fazendária o curso de IA, que é uma qualificação voltada ao servidor público, em parceria com a Escola de Saúde Pública. A preocupação da Sesapi é estar sempre qualificando os servidores. O curso de IA surgiu justamente com esse propósito. Estamos constantemente atentos a essa necessidade de aprimoramento para que o atendimento seja mais específico, acolhedor e eficiente para as pessoas que buscam nossos serviços”, destacou Jacira.

Durante a formação, foram apresentadas algumas das principais ferramentas de IA atualmente disponíveis, como o ChatGPT, o Leonardo AI e o Dify, com ênfase prática no uso ético, seguro e produtivo desses recursos, especialmente voltados para o ambiente público e institucional.
O técnico de informática da DUCTEC, Felipe Nunes, ressaltou sobre a importância da iniciativa. “Tivemos mais uma turma formada no curso de IA, com o intuito de capacitar os servidores com as ferramentas mais atuais disponíveis no mercado. Nosso objetivo é formar servidores preparados para utilizar essas tecnologias na resolução de problemas reais do dia a dia, otimizando o trabalho interno e, posteriormente, oferecendo soluções mais eficazes para o cidadão”, frisou Felipe.
Fonte: Governo do Piauí