O evento contou com patrocínio da Secretaria dos Esportes e apoio da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos (FPDA).
Seis atletas piauienses , contemplados pelo programa Bolsa Atleta, conquistaram 50 medalhas na Taça Piauiense de Natação 2025, sendo 39 de ouro, 10 de prata e uma de bronze, consolidando o impacto positivo do programa no rendimento da natação piauiense. O Bolsa Atleta é concedido pelo Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria dos Esportes, que oferece suporte financeiro para o desenvolvimento de talentos esportivos no Estado.
Durante a competição, Sophia Campelo conquistou quatro ouros e uma prata, Lucas Lima conquistou oito ouros, João Otávio ganhou oito ouros, Arthur Carvalho conquistou seis ouros e um bronze, Layla Gabryela conquistou sete ouros e quatro pratas e Geovanna Albuquerque levou seis ouros e cinco pratas.

“O Governo do Estado, por meio da Secepi, segue fortalecendo a natação e outras modalidades que vêm crescendo no Piauí. O desempenho dos nossos bolsistas na Taça Piauiense demonstra que o investimento no esporte transforma trajetórias e impulsiona novos talentos”, destacou a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo.

O presidente da FPDA e organizador do evento, Gabriel Mendes, ressaltou a relevância da Taça para o cenário aquático estadual. “A Taça Piauiense de Natação tem um significado muito especial para todos que trabalhamos diariamente pelo crescimento dos esportes aquáticos. Queremos fortalecer a modalidade, estimular o surgimento de novos talentos e incentivar jovens e adultos a adotarem a natação como prática regular de vida”, afirmou.

Segundo a FPDA, a natação vive um momento de evolução no Piauí, impulsionada por projetos que atendem atletas amadores, escolares e juvenis. “A Taça Piauiense chega como reforço a esse movimento de expansão”, pontuou a entidade.
A nadadora Geovanna Albuquerque celebrou o desempenho e o encerramento da temporada. “Estou fechando o ano de competições no meu estado com esses excelentes resultados. Fico muito feliz por ter conseguido melhorar minha marca pessoal em algumas provas. Quebrei um recorde nos 100 medley e passei muito perto de outros quatro, por milésimos. Saio feliz dessa competição porque sei o quanto treinei para chegar até aqui.”

Também bolsista, Layla Gabryela avaliou positivamente sua participação. “Me sinto feliz com meus resultados, tive todos os tempos melhorados, com exceção dos 50m livre, por algumas circunstâncias, como o cansaço após uma maratona de competições. Ainda assim, consegui quebrar recordes em algumas provas. Fecho esse campeonato da melhor forma possível e agradeço a todos que torceram por mim e me apoiam.”

O evento contou com patrocínio da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) e apoio da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos (FPDA). As provas seguiram o regulamento técnico da Federação, contemplando as tradicionais modalidades de nado livre, peito, costas e borboleta. Ao todo, 10 clubes participaram da disputa.

Fonte: Governo do Piauí

