Formações do programa Solve for Tomorrow reúnem estudantes e docentes para desenvolver projetos com foco em ciência, inovação e impacto local
Em um cenário onde os desafios sociais e ambientais exigem soluções cada vez mais criativas, a educação pública do Piauí se destaca como ferramenta de transformação. Nos dias 10 e 11 de junho, professores e estudantes da rede estadual participaram de mais uma etapa do programa Solve for Tomorrow Brasil, realizado em parceria entre a Samsung e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI).
O encontro formativo promoveu uma imersão colaborativa com foco no desenvolvimento de projetos inovadores baseados na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), buscando resolver problemas reais das comunidades a partir do protagonismo estudantil.

Educadores se reinventam e trocam experiências
No primeiro dia da formação, a oficina “Professores do Amanhã” reuniu 60 docentes das Gerências Regionais de Educação de Teresina em uma série de atividades práticas. A proposta foi trabalhar situações-problema do cotidiano como ponto de partida para projetos pedagógicos que engajam os alunos e conectam o aprendizado à vida real.
Durante as chamadas “Estações de Aprendizagem”, educadores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática compartilharam estratégias para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

A professora Sherlane de Oliveira Sousa, do Ceti Professor Antônio Maria Madeira, elogiou a metodologia aplicada:
“Foi uma experiência muito positiva. A proposta das estações é inovadora e totalmente aplicável em sala. A gente identifica o problema, analisa os fatores e propõe uma solução junto com os estudantes”, afirmou.
Já o professor Pelrry da Silva Costa, do Ceti Solange Sinimbu Viana Area Leão, destacou a mudança de postura que a proposta proporciona:
“É uma metodologia diferente, que coloca o aluno no centro do processo. Eles deixam de ser apenas receptores de conteúdo e passam a liderar projetos com impacto direto no dia a dia”, explicou.

Estudantes protagonizam soluções sustentáveis
No segundo dia, foi a vez dos alunos assumirem o protagonismo. A oficina “Sementes do Amanhã”, realizada no Ceti Darcy Araújo, envolveu 30 estudantes de quatro escolas de Tempo Integral de Teresina. Organizados em grupos, eles discutiram os desafios das suas comunidades e desenvolveram propostas voltadas à sustentabilidade e à cidadania.
As atividades estimularam habilidades como escuta ativa, colaboração e inovação. Em cada ideia, o compromisso com a transformação social era o fio condutor.
A estudante Maria Julia Modesto, do Ceti Maria de Lourdes Rebelo, destacou como o projeto expandiu seus horizontes:
“Foi uma experiência incrível. Aprendemos a pensar à frente e a encontrar formas sustentáveis de resolver problemas reais ao nosso redor”, disse.
Já Luzia Brito Furtado, também participante da oficina, ressaltou a força das pequenas ações:
“Percebemos como pequenas atitudes, como plantar árvores ou separar lixo, podem fazer a diferença. Isso nos inspira a agir”, afirmou.
Educação integral como base para o futuro
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância de apostar em práticas que conectam a escola com os desafios da sociedade:
“A Educação em Tempo Integral que estamos construindo no Piauí já dá frutos hoje. Ao investir em metodologias ativas e em projetos conectados com os desafios reais da sociedade, estamos formando jovens protagonistas, criativos e conscientes do papel que têm na transformação das suas comunidades”, avaliou.
A parceria entre Seduc e Samsung por meio do Solve for Tomorrow demonstra que, quando o conhecimento é aliado à ação e ao engajamento social, torna-se uma poderosa ferramenta para construir um futuro mais justo, inovador e sustentável.
Fonte: Governo do Piauí