A medida tem se consolidado como ferramenta estratégica para a construção de políticas públicas que refletem as reais necessidades dos piauienses.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Relações Sociais (Seres), tem fortalecido os canais de diálogo com a sociedade, promovendo uma gestão mais participativa e democrática. A escuta ativa da população tem se consolidado como ferramenta estratégica para a construção de políticas públicas que refletem as reais necessidades dos piauienses.
Entre os instrumentos utilizados, destacam-se as audiências públicas, conselhos, fóruns e conferências estaduais temáticas. Está reúne representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades de classe e gestores públicos para discutir prioridades em diferentes áreas. Nos últimos anos, foram realizados eventos como a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+ , a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conferência Estadual das Cidades. Todas com etapas municipais e regionais que mobilizaram milhares de pessoas em todo o estado

O Programa de Orçamento Participativo (OPA) tem se consolidado como uma das principais ferramentas de participação social e fortalecimento da democracia e da gestão compartilhada. Por meio do OPA, a população tem a oportunidade de definir diretamente onde serão aplicados recursos públicos, escolhendo obras e projetos prioritários para suas comunidades. Além de aproximar o poder público da sociedade, o Orçamento Participativo estimula o exercício da cidadania e o engajamento comunitário.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, ressaltou a relevância da escuta ativa como ferramenta de gestão. “Quando o governo ouve de perto a realidade da população, consegue construir soluções mais eficazes e políticas que de fato impactam positivamente a vida das pessoas”, destacou a gestora.

Nessa mesma perspectiva de ampliar os espaços de escuta e diálogo com a sociedade, o Diálogos pelo Piauí permite que o governo ouça a população e construa políticas públicas de forma participativa. As propostas são organizadas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada eixo, cinco pedidos foram avaliados e discutidos pelo governador.
O encontro reúne representantes de comunidades, associações, movimentos sociais e gestores locais para debater demandas prioritárias da região. O Diálogo pelo Piauí tem percorrido diversas regiões do estado, consolidando-se como uma política de governo voltada para a transparência, participação cidadã e fortalecimento da democracia.

Essas iniciativas demonstram que a participação social vai além do ato de escolher prioridades: ela fortalece a democracia, dá voz às comunidades e promove uma gestão pública mais justa e transparente. Ao aproximar governo e sociedade, o Piauí reafirma o compromisso de construir políticas que atendam às reais necessidades da população, transformando diálogo em ações concretas e participação em cidadania ativa.
Fonte: Governo do Piauí