Teve início nesta terça-feira (15), em Teresina, o Encontro Estadual de Cooperação Técnica promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de debater a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. O evento, sediado no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reúne até sexta-feira (18) gestores públicos, técnicos da educação e especialistas.
Na programação, oficinas práticas e debates abordam temas como metodologias de planejamento, análise de dados e estratégias para alinhar os planos municipais e estaduais às metas nacionais. A proposta é construir, de forma colaborativa, um plano com metas claras, mecanismos de monitoramento e ajustes contínuos para os próximos dez anos da educação brasileira.

Foto: Willame Lucas
Dados como aliados na educação pública
Destaque nacional por apostar na tecnologia e gestão baseada em evidências, o Piauí apresentou no encontro uma de suas principais inovações: o Laboratório de Dados da Educação, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). A ferramenta permite acompanhar em tempo real o desempenho das escolas, prever riscos de evasão e medir a aprendizagem dos estudantes com maior precisão.
Representando o secretário estadual de Educação, Rodrigo Torres, superintendente executivo da Seduc-PI, ressaltou o impacto da iniciativa:
“O Laboratório de Dados é um passo importante, porque ajuda a tomar decisões com mais precisão, com base em informações concretas.”
O secretário Washington Bandeira reforça que políticas públicas eficazes devem partir de diagnósticos reais, e não apenas de percepções:
“O maior desafio do PNE é garantir que ele seja um plano viável, com metas claras e monitoramento contínuo. No Piauí, estamos consolidando essa prática. Hoje temos ferramentas que nos permitem agir rapidamente quando detectamos problemas, sem esperar que eles se agravem.”

Foto: Maurício Lima
Construção coletiva para o futuro da educação
O novo Plano Nacional de Educação substituirá o atual, cuja vigência termina em 2024. O documento é fundamental para nortear políticas educacionais em todas as etapas de ensino — da educação infantil ao ensino superior — e para temas como valorização dos professores, ampliação de vagas e combate às desigualdades regionais.
O coordenador-geral dos planos decenais do MEC, Celso Valim, destacou a importância do processo participativo:
“Esses encontros garantem que todos os pontos de vista sejam considerados. O governo federal, os estados e os municípios estão juntos nesse processo, para construir um plano que reflita as realidades de cada região.”
O encontro estadual segue até sexta-feira (18) e deve fornecer contribuições importantes para a versão final do novo PNE, que será encaminhada ao Congresso Nacional ainda este ano.
Fonte: Governo do Piauí