O evento também oferece serviços de orientações sobre programas beneficentes aos trabalhadores.
A Quitanda da Agricultura Familiar registrou um sucesso de vendas no Diálogos pelo Piauí no município de Paulistana nesta sexta (11). O evento, que teve início na quinta-feira (10) e segue até sábado (12), oferece informações e orientações aos trabalhadores rurais, além de disponibilizar um espaço para a venda de produtos da agricultura familiar, que nesta edição conseguiu reunir cinco comunidades quilombolas do município.
De acordo com o superintendente de Projetos Territoriais do Semiárido da SAF, Jairo Chagas, o objetivo da Quitanda é ampliar o acesso dos agricultores ao mercado para agregar a renda e afirma que tem sido sucesso durante o Diálogos. “O Diálogos tem sido um sucesso. Centenas de pessoas passaram pelos estandes e viram a diversidade de produtos, frutas, leguminosas, hortaliças, doces, variedades que contribuem para a geração de renda do trabalhador e para mostrar o potencial da atividade. É uma grande satisfação poder contribuir para o acesso das famílias ao mercado e poder mostrar a comercialização, porque é um caminho viável para que as famílias tenham autonomia e melhorem a condição de vida no município e comunidades”, afirmou.

O agricultor Edvaldo Caminho, da comunidade quilombola Barro Vermelho, afirma que, por meio da Quitanda, os agricultores conseguem obter uma renda maior para o sustento e apoio na produção. Além disso, ele expressou o desejo por mais feiras como essas para uma maior venda. “Aqui trazemos um produto puro e limpo, e o povo daqui adora. Hoje as vendas foram boas e na minha banca trouxe acerola, tomate, pimentão, pimentinha, couve, alface e cheiro-verde”, disse.
Já para a aposentada Tereza Rosa dos Santos, moradora de São Paulo que está a passeio na cidade, a Quitanda é um espaço importante para a venda de produtos saudáveis. “Estou feliz por vir aqui fazer as compras com minha filha e também por estar nessa cidade que amo tanto e que conheço desde os sete anos. Em São Paulo, compro no mercado os produtos que vêm da roça e acho bom, porque às vezes comemos muitas coisas que nos fazem mal, e aqui podemos encontrar alimentos mais saudáveis. Eu, que tenho gastrite, por exemplo, não posso comer qualquer coisa, e sei que na Quitanda eu vou encontrar produtos que ajudam a minha saúde”, disse.

A agricultora Maria Rodrigues também destaca a importância da Quitanda como uma forma de expor os produtos da agricultura familiar. “É uma oportunidade grande para expor nossos produtos, como na minha banca, que trouxe o ovo e a galinha caipira. A Quitanda é muito importante para nós agricultores, porque é uma forma de o trabalhador vender os seus alimentos como as hortaliças”, disse.

Diálogos pelo Piauí
Diálogos pelo Piauí é um projeto do Governo do Estado que visa discutir com a sociedade civil, gestores públicos e organizações sobre os desafios e oportunidades da região. Além disso, são ofertados serviços das secretarias estaduais, com informações e orientações direcionadas aos agricultores sobre os programas de beneficiamento, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Alimentação Saudável (PAS), Piauí Sustentável Inclusivo (PSI), Crédito Fundiário, entre outros.

Fonte: Governo do Piauí