O Governo do Estado do Piauí lançou, nesta quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, a SoberanIA — a primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com base em dados públicos, operando em língua portuguesa e com infraestrutura própria. A ferramenta representa um marco de inovação no setor público, ao aliar soberania digital, segurança da informação e maior eficiência nos serviços prestados à população.

Foto: Gabriel Paulino
Desenvolvida por pesquisadores brasileiros e treinada com mais de 130 bilhões de palavras em português, a SoberanIA tem como diferencial a capacidade de compreender sotaques, expressões e vocabulários regionais, além de atuar com foco em aplicações específicas do setor público.
“É um projeto que idealizamos e agora toma forma, com aplicações específicas e protagonismo brasileiro na área de IA. Tudo com segurança de dados, transparência e total controle estatal”, destacou o governador Rafael Fonteles.

Autonomia tecnológica e foco regional
Diferente dos grandes modelos internacionais, treinados majoritariamente em inglês, a SoberanIA foi desenvolvida com base em conteúdos consistidos e adaptados à realidade brasileira, com ênfase nas especificidades culturais do Piauí. Toda a operação ocorre em um data center Tier 3, instalado no próprio estado, garantindo o tratamento seguro e auditável das informações, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Já temos supercomputadores rodando o modelo dentro do nosso próprio data center. É o Piauí na vanguarda tecnológica, oferecendo atendimento mais ágil e humanizado à população”, afirmou o secretário de Inteligência Artificial, André Macedo.
IA aplicada à gestão pública
A SoberanIA está integrada inicialmente ao programa Piauí Oportunidades, mas será expandida para áreas como educação, saúde, segurança pública e gestão administrativa. Um dos primeiros usos será no registro de boletins de ocorrência, especialmente em casos de violência.

“Vamos utilizar a IA para agilizar e qualificar o registro de ocorrências, com confiabilidade e segurança, sempre com dados processados aqui, sob gestão do Estado”, anunciou o governador Rafael Fonteles.
Governo conversacional
A proposta é consolidar um canal único de interação entre o cidadão e os serviços do governo, promovendo o conceito de governo conversacional. Segundo o presidente do Instituto de Tecnologia, Cristiano Vargas, o uso já está liberado por meio de pré-cadastro no site oficial da ferramenta:
🔗 Acesse: https://soberania.ai/
“Dá pra perguntar sobre qualquer coisa: turismo, cultura, gastronomia. É uma IA feita por piauienses, com soluções robustas, entregues e funcionando”, ressaltou Vargas.
Uso estratégico da informação
Além do atendimento ao cidadão, a SoberanIA será estratégica no suporte à tomada de decisão governamental, com uso inteligente e seguro de dados públicos. Para o coordenador de pesquisa do projeto, professor Raimundo Moura, a ferramenta representa um novo patamar de gestão:
“É como um ChatGPT do Governo do Estado, mas com autonomia tecnológica e foco em dados públicos. Temos controle total da tecnologia e da informação”, finalizou.
Fonte: Governo do Piauí