A nova etapa do Orçamento Participativo Digital (OPA) terá início no próximo dia 4 de julho, quando será aberta a votação popular das propostas que poderão integrar o orçamento estadual de 2025–2026. A votação segue até 13 de julho e poderá ser feita de forma 100% digital, por meio do portal oficial (opa.colab.re), WhatsApp e nas vans itinerantes que percorrerão os bairros dos municípios participantes.
A convocação para o processo democrático foi reforçada pelo governador Rafael Fonteles, nesta quarta-feira (25), em evento no Palácio de Karnak.
“Essa é a maior experiência de orçamento participativo do mundo. O povo escolhe a obra ou ação prioritária de sua comunidade, e o governo executa no ano seguinte. Queremos superar os 25% de participação registrados na edição passada. Por isso, convido todos os moradores dos cinco municípios envolvidos a participar desse momento de cidadania ativa”, destacou o governador.

Foto: Gabriel Paulino
Municípios Participantes
Podem participar moradores com mais de 16 anos, com CPF válido, das seguintes cidades:
- Teresina
- Parnaíba
- Picos
- Piripiri
- Floriano
Números da edição 2025–2026
Nesta edição, foram cadastradas 501 entidades e 1.255 propostas foram apresentadas, das quais 836 foram aprovadas para votação. O processo contou com 163.700 votos registrados, sendo 159.628 válidos, e resultará na escolha de 148 propostas, com orçamento previsto de R$ 65 milhões.
A votação é realizada de forma simples e acessível, com o objetivo de ampliar a participação cidadã na formulação do orçamento público. A medida visa garantir que os investimentos do governo reflitam as reais necessidades da população.
Etapas do OPA
O programa envolve sete etapas:
- Lançamento e mobilização
- Cadastramento de entidades
- Apresentação de propostas
- Análise de viabilidade técnica
- Devolutiva às entidades
- Votação popular
- Encaminhamento das propostas eleitas à Assembleia Legislativa para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA)
O OPA é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com apoio da Segov, Seres, órgãos da administração estadual e suporte técnico da plataforma Colab.
Na última edição (2024–2025), o programa foi ampliado, passando de dois para cinco municípios. O sucesso da experiência anterior – que investiu R$ 50 milhões em 88 propostas eleitas – serviu de base para a ampliação da política pública de escuta ativa e participação direta da população.
Fonte: Governo do Piauí