A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), reforça o alerta aos criadores: termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para a Atualização Cadastral de Rebanhos de 2025. O procedimento é obrigatório para todos os produtores rurais do estado.
A campanha teve início no dia 1º de maio e abrange todas as espécies criadas no Piauí, incluindo bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, aves, abelhas e peixes. A atualização pode ser feita de forma presencial nos escritórios da Adapi ou on-line, por meio do sistema Sidapi:
🔗 sidapi.adapi.pi.gov.br

O secretário da Sada, Fábio Abreu, reforça a importância do procedimento para manter o status sanitário do estado.
“A atualização cadastral permite mantermos um sistema de controle sanitário eficiente, que nos garantiu, inclusive, o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio, na França”, afirmou.
Segundo a Adapi, no último levantamento realizado em dezembro de 2024, cerca de 80% do rebanho bovino foi atualizado. A meta agora é atingir 100% das propriedades regularizadas, garantindo mais segurança sanitária, rastreabilidade e condições para comercialização e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
A orientação da Sada é para que os produtores não deixem para a última hora, a fim de evitar filas e possíveis contratempos. A atualização é uma exigência legal e indispensável para qualquer movimentação de animais ou participação em programas oficiais do setor agropecuário.
Fonte: Governo do Piauí