Ferramenta tecnológica que promove o desenvolvimento integral de crianças será ampliada após bons resultados em projeto-piloto
Durante a cerimônia de premiação do Prêmio Alfa-10, realizada nesta quarta-feira (23), o governador Rafael Fonteles anunciou a expansão do aplicativo Piauí Primeira Infância para todos os 224 municípios do estado. A iniciativa ocorre após os resultados positivos obtidos na fase piloto do projeto, realizada no município de Lagoa do Piauí.
O aplicativo foi desenvolvido para fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, com foco em crianças de 0 a 6 anos, integrando ações nas áreas de saúde, educação e assistência social.
“Vamos disponibilizar o aplicativo Piauí Primeira Infância para todos os municípios do estado. A experiência em Lagoa do Piauí foi exitosa para monitorar o desenvolvimento integral das crianças, olhando para educação, saúde e assistência social. Agora, vamos levar aos demais municípios que queiram participar dessa política de desenvolvimento da primeira infância”, destacou o governador Rafael Fonteles.
A cerimônia também foi marcada pela homenagem a 104 escolas públicas estaduais que se destacaram nos avanços da alfabetização na idade certa, reconhecidas pelo Prêmio Alfa-10.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, também comentou a importância da iniciativa e o impacto do aplicativo no fortalecimento da rede de proteção à infância.
“Essa tecnologia reafirma o nosso compromisso com o futuro das nossas crianças. É uma ferramenta que potencializa as ações do Pacto pelas Crianças, promovendo uma rede de cuidado integrada, que conecta profissionais de diversas áreas. Nosso objetivo é garantir uma infância mais saudável e com mais oportunidades. Estamos implementando um sistema eficiente, que, agora, será ampliado para todo o Piauí”, afirmou Isabel.
Com a expansão, o Governo do Estado reforça o compromisso com políticas públicas integradas e inovadoras, voltadas para a primeira infância como prioridade estratégica no desenvolvimento social do Piauí.
Fonte: Governo do Piauí