Em uma cerimônia marcada por emoção e histórias inspiradoras, o governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (10), da formatura simbólica de mais de 500 alunos do programa Alfabetiza Piauí, que tem transformado a vida de jovens, adultos e idosos em todo o estado ao ensinar leitura e escrita. A solenidade aconteceu em Teresina.
O programa é uma das principais iniciativas do Governo do Estado para garantir o acesso à educação e ampliar oportunidades para quem, por diversos motivos, não teve a chance de estudar na infância. Além das aulas, os estudantes recebem uma bolsa de R$ 800, como incentivo à permanência em sala de aula.
“A última parcela da bolsa é destinada aos que se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) após a alfabetização. A ideia é que sigam estudando, concluam o ensino fundamental, depois o médio. Isso amplia as chances de melhorar a renda e a qualidade de vida”, explicou o governador.

Alfabetização como ferramenta de transformação
Lançado em junho de 2024, o Alfabetiza Piauí já beneficiou mais de 13 mil pessoas em 215 municípios. Outros 9 mil estudantes estão em fase de conclusão. A meta da Secretaria da Educação (Seduc) é alfabetizar 100 mil piauienses até 2026, reduzindo drasticamente os índices de analfabetismo no estado.
“Enxergamos o poder transformador da alfabetização. A maioria dos alunos tem mais de 40 anos e hoje enxergam um novo futuro. É uma conquista de dignidade”, afirmou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
Histórias que inspiram
A formanda Cleoslene Alves, de 54 anos, falou com orgulho sobre seu reencontro com os estudos:

“Tive que parar de estudar para cuidar dos meus filhos. Quando surgiu esse projeto, agarrei a oportunidade com força. Hoje, estou aqui realizada!”

Já João Ferreira, de 73 anos, veio da cidade de Curralinhos e emocionou a todos com seu depoimento:
“Antes, eu não conhecia muitas palavras. Agora sei. A educação melhora tudo. É a sabedoria que transforma”, declarou, com o certificado em mãos.
Redução histórica do analfabetismo
Segundo dados da Seduc, o Piauí é o estado que mais reduziu a taxa de analfabetismo em todas as faixas etárias nos últimos dois anos. Com o avanço do Alfabetiza Piauí, a expectativa é alcançar, já em 2026, o menor índice do Nordeste, caminhando para se tornar o estado com menor taxa do país.
Ao final da cerimônia, Rafael Fonteles deixou um recado aos formandos:
“Sejam embaixadores dessa causa. Incentivem outras pessoas a saírem da escuridão das letras. Vamos espalhar a luz da educação por todo o Piauí.”

Fotos: Gabriel Paulino
Fonte: Governo do Estado do Piauí